Antes de cada eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) edita uma série de resoluções para orientar candidatos, partidos políticos e eleitores sobre as condutas permitidas e vedadas durante o processo eleitoral. As resoluções que vão disciplinar as Eleições Gerais de 2022 trouxeram diversas novidades e algumas delas precisaram de novos ajustes mesmo após aprovação pelo Plenário do TSE. Um dos pontos trata sobre o período para que apresentadores e comentaristas de TV e rádio que queiram se candidatar nestas eleições devam se afastar de programas que é até o dia 30 de junho.

Na Paraíba, nomes como a apresentadora Fernanda Albuquerque, o apresentador Nilvan Ferreira e o repórter Emerson Machado (Mofi) já manifestaram publicamente a intenção de disputar as eleições. Há outros nomes cotados, mas ainda não confirmados. A apresentadora Fernanda Albuquerque, inclusive, já deixou, no primeiro dia de junho, o programa que apresentava na TV Tambaú. Ela pretende concorrer ao cargo de deputada federal pelo União Brasil na Paraíba.

Emerson Machado reforçou, ontem (9) nas redes sociais, que pretende disputar o cargo de deputado estadual. Na noite de ontem foi especulado que Mofi, como é conhecido, teria sido demitido do Sistema Correio de Comunicação, o que ainda não foi confirmado por ele. Vale ressaltar que já confirmados como afastados desta empresa estão, a diretora de jornalismo Sony Lacerda, que foi demitida ontem. Agora, foi a vez de Josival Pereira, ex-secretário de Comunicação de João Pessoa, que estava compondo a bancada do programa de maior audiência do radiojornalismo paraibano, o Correio Debate. No setor administrativo, uma figura que já tinha a própria história fundida com a do Sistema Correio. Marcos Rosa, da controladoria da empresa, também está fora, além de mais dois motoristas.

Nilvan Ferreira já está em agenda de pré-candidatura a governador da Paraíba pelo PL (Partido Liberal), mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro. Outro nome lembrado é o do apresentador Samuka Duarte. Ele ainda não manifestou intenção de se afastar da TV Arapuan para concorrer a algum cargo eletivo nas Eleições 2022.

Veja demais regras eleitorais para a eleição deste ano no link do TSE: https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2022/Marco/confira-os-principais-ajustes-nas-resolucoes-das-eleicoes-2022

PB Agora