O empenho de magistrados e servidores, que integram o Poder Judiciário Estadual da Paraíba, somado às ações da gestão administrativa, têm impactado positivamente no aumento da produtividade e rapidez no andamento dos processos. Os resultados são verificados nos percentuais que o TJPB vem alcançando no ranking nacional. Exemplo disso é a redução de 6,18% da Taxa de Congestionamento, colocando o Tribunal de Justiça paraibano em 7º lugar, dentre os 27 Tribunais estaduais, que mais reduziu o quantitativo de processos parados, dando solução aos mesmos.

A Taxa de Congestionamento mede o percentual de processos que ficaram paralisados, sem solução, em relação ao total tramitado no período de um ano. Isso implica que, quanto maior o índice, desta taxa, mais difícil será para o tribunal lidar com seu estoque de processos.

O impulso dado pela Mesa Diretora do TJPB, para tornar o serviço prestado pela Justiça estadual de primeira qualidade, foi o marco fundamental para contribuir com o alcance deste índice positivo, tendo em vista que a redução ocorreu como reflexo do aumento no número de arquivamentos ocorridos no ano passado, por conta da rapidez na tramitação processual, ocasionando a redução do acervo de processos de todas as Unidades Judiciárias espalhadas no estado.

O Tribunal de Justiça da Paraíba vem trabalhando para alcançar níveis de excelência e os resultados refletem o que está sendo feito.

Clikpb