Foto: Reprodução/TV Paraíba/Arquivo

A Paraíba tem mais de 4 mil vagas disponíveis para serem ocupadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021.2, em três instituições públicas. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lidera o número de vagas com 3.003 oportunidades, seguida da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com 1.535 vagas. Já a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai ofertar 154 vagas em cursos superiores pelo Sisu 2021.2. As três universidades correspondem ao total de 4.692 vagas disponíveis.

A seleção para concorrer às vagas do Sisu 2021.2 será feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. As inscrições para o Sisu do segundo semestre estão previstas para ocorrer de 3 a 6 de agosto. O resultado da chamada única deve ser liberado no dia 10 do mesmo mês. Os candidatos não selecionados vão poder integrar a lista de espera e aguardar novas convocações diretamente com a instituição para a qual está concorrendo.

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai ofertar 3.003 vagas na segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021, para ingresso no período letivo de 2021.2. As vagas serão distribuídas para os cursos de graduação, em oito campi. As aulas do semestre 2021.2 na instituição começam no mês de novembro.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) também vai ofertar vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021.2. Ao todo, a instituição vai ofertar 1.535 vagas. De acordo com o termo de adesão da UFCG, das vagas para o segundo semestre, 760 são de ampla concorrência e 775 reservadas pela Lei de Cotas, distribuídas entre 35 cursos de graduação em cinco campi da instituição: Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Cuité e Pombal.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai disponibilizar 154 vagas na segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020, para ingresso no período letivo de 2021.2. Dessas vagas, 60 oportunidades serão para ampla concorrência e 94 para estudantes oriundos do Ensino Médio em escolas públicas, conforme a Lei de Cotas.

As vagas da UFPB serão distribuídas em 49 cursos de graduação presenciais, nos quatro campi da instituição. Além das vagas remanescentes do 1º semestre deste ano, haverá 30 vagas para o novo curso de Ciências de Dados para Negócios, que funcionará no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no campus João Pessoa. O Termo de Adesão da Universidade ao Sisu do 2º semestre já pode ser consultado por meio do site da instituição.

Já o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) informou que não vai aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para preencher as vagas em cursos de graduação no segundo semestre de 2021. De acordo com o IFPB, o instituto já abriu mais de 1,5 mil vagas para o segundo semestre de 2021, por meio de um processo seletivo institucional. As inscrições desse processo se estendem até o dia 21 de julho no endereço eletrônico da instituição.

Projeto voluntário da PB ajuda alunos na preparação para o Enem 2021
G1 PB